Por que optar pela prótese revestida com poliuretano?

Saiba todas as principais características desta novidade no mundo das cirurgias mamárias e quais os benefícios da prótese revestida com poliuretano.

 

Os métodos e técnicas para a cirurgia plástica vem sofrido várias modificações graças ao avanço da tecnologia. Não seria diferente com os modelos e tipos de próteses de silicone.
A fim de minimizar os efeitos adversos e maximizar os resultados; pesquisas e testes de densidade do gel, por exemplo, das barreiras de proteção para reduzir acúmulo de líquidos nos tecidos bem como formatos e volumes, têm sido feitas. A prótese revestida de poliuretano é a mais nova modernidade no mercado de cirurgia plástica. É revestida de uma camada externa de poliuretano vulcanizado criando um efeito “velcro”, pois tem maior aderência aos tecidos da pele.

Na prática, isso quer dizer que o implante “gruda” com maior facilidade aos tecidos por isso é menor a chance de contratura capsular e seroma. A taxa de possibilidade de contratura capsular caiu de 5% para 1% com as próteses revestidas de poliuretano, por exemplo. Observou-se também uma redução de ocorrências como a rotação ou o deslocamento da prótese significativa.

Os baixos índices têm incentivado o seu uso entre os cirurgiões plásticos, não apenas e casos primários de aumento de mamas, mas também em mastopexias, reconstruções mamárias, bem como casos secundários e terciários com contraturas de todos os tipos.
Se você tem problemas de flacidez, seja por aumento ou diminuição de peso ou por uma gestação, a prótese revestida de poliuretano é a mais indicada para você. Por sua maior aderência, mesmo quando há flacidez a chances de queda das mamas é menor.

Se é tão bom, porque nem todos os cirurgiões indicam este tipo de prótese?

 

Embora seja uma novidade, a prótese revestida com poliuretano não é um assunto tão novo no mundo das cirurgias plásticas. O uso da deste tipo de implante já foi alvo de uma polêmica mundial no meio científico, a partir de uma nota publicada pelo Food and Drug Administration (FDA) nos anos 90. Que tinha como objetivo solicitar a suspensão da venda deste produto pelas fabricantes nos Estados Unidos, com a declaração de que o produto seria potencialmente cancerígeno, segundo pesquisas realizadas em animais em laboratório.

Apesar de estes dados nunca terem sido comprovados cientificamente, a tecnologia só voltou a ser comercializada em 1995, após a FDA retroceder no pedido da proibição e ainda afirmar por meio de uma declaração pública que : “…estes implantes com cobertura de poliuretano são seguros e baixíssimas concentrações de TDA foram encontradas na urina destas pacientes…”.

A prótese revestida com poliuretano possuem textura diferente das próteses mais tradicionais, por isso é necessário que o cirurgião seja capacitado para manipular e posicionar de forma correta na hora da cirurgia.

Segundo o Dr. Rogério Ramos, “a manipulação deste tipo de prótese é um pouco dificultosa se comparada à outros modelo. Por isso, o cirurgião deve possuir a técnica correta para a colocação e posicionamento da prótese. Apesar da dificuldade, este tipo de implante é bastante benéfico ao paciente, pois os contratempos do pós-operatório são bastante reduzidos.”.

Há contraindicações?

Para alguns profissionais, o manuseio da prótese revestida com poliuretano é mais difícil no momento da colocação, pois ela exige técnica médica para que o implante seja bem posicionado.
Para os pacientes a contraindicação está no pós-operatório, já que pode ser que o implante seja sentido e palpado com mais facilidade, principalmente em pacientes de biotipo mais magro. Porém com a rápida aderência deste tipo de implante, após o período de pós-operatório o implante já estará integrado ao corpo.

 

Fontes: Revista Brasileira de cirurgia plástica
2 respostas
  1. Helane
    Helane says:

    Excelente matéria!!!
    Desejo fazer a troca da minha prótese, pois tenho flacidez. E sei que Dr. Rogério Ramos é o melhor profissional para fazer essa substituição.

    Responder
    • rogerio_admin
      rogerio_admin says:

      Temos um atendimento baseado na satisfação e saúde de cada paciente. Ficamos muito felizes pela satisfação e agradecemos o carinho.

      Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *