A lipoaspiração e a lipoescultura são muito populares no Brasil tanto entre homens e quanto em mulheres que estão com o peso corporal próximo do ideal, mas apresentam quantidades de gordura localizadas, que não puderam ser eliminadas com a atividade física e dieta. A lipoaspiração é freqüentemente a única forma de eliminá-la.

Indicação

Lipoaspiração: a cirurgia reduz o volume de gordura corporal em áreas localizadas. Consiste na aspiração de gordura após a infiltração de solução que causa uma expansão do tecido gorduroso e diminui o sangramento. Como resultado, o paciente obtém um melhor contorno corporal. Indicada para pacientes que possuem gordura localizada e estão dentro do peso ou, no máximo, 20% acima do peso ideal.

Lipoescultura: neste procedimento, parte da gordura aspirada na lipoaspiração é aproveitada para ser utilizada como enxerto em  áreas que precisam de mais volume, como os glúteos e, principalmente, sulcos da face.

A lipoaspiração e a lipoescultura não são indicadas para a perda de peso e, sim, obter um melhor contorno corporal. A lipoaspiração não trata a flacidez, neste caso é recomendado a  retirada de pele . A realização de lipoaspiração em um local que já exista a flacidez não é indicada e se realizada por acentuar a flacidez e consequentemente uma piora do aspecto estético

Procedimento

A lipoaspiração é realizada através da inserção de cânulas muito finas, de aproximadamente 4mm. Através de movimentos precisos , a cânula desprende a camada de gordura, que é aspirada pelo mesmo instrumento. É aplicada anestesia geral ou local com sedação, recomenda-se a internação por 24h . A depender da extensão da cirurgia e perfil do paciente a alta pode ser no mesmo dia.

Na lipoescultura além de retirar a gordura excedente e realizado o procedimento de modelar e esculpir com a própria gordura . Essa gordura passa por um tratamento antes de ser injetadas nos locais indicados ( glúteo e face são as regiões mais comuns). Cerca de 20 a 30% da gordura colocada como enxerto é absorvida .

As cicatrizes são muito pequenas e, em alguns casos, chegam a ser quase imperceptíveis.

Cuidados

Geralmente, é observado o aparecimento de inchaço e equimoses (manchas roxas). Estes inconvenientes desaparecem naturalmente em cerca de 3 semanas , na maioria dos casos. é recomendado evitar esforços por 8 dias, e iniciar drenagens linfáticas entre  3 e 5 dias depois da cirurgia.

Resultados

O bom resultado depende muito do paciente. O uso da cinta elástica durante os dois primeiros meses é fundamental. A drenagem linfática a partir do terceiro ao quinto  dia depois da cirurgia acelera a recuperação e reduz o inchaço. Os resultados definitivos desta cirurgia se dão de 6 a 9 meses depois de realizada. É preciso obedecer às orientações do médico para que se atinjam os resultados esperados. Dieta e atividade física otimizam os resultados.

FAQ

A LIPOASPIRAÇÃO EMAGRECE? NÃO

A lipo não é o tratamento para quem quer emagrecer. Como ela atua somente nas gorduras localizadas é impossível ter bons resultados naqueles pacientes que estão muito acima do peso. Normalmente a gordura patológica da obesidade é a gordura vísceral ( entre os orgãos internos e dentro da barriga) e não pode ser retirada com a lipoaspiração.

QUAIS ÁREAS PODEM SER LIPOASPIRADAS?

As principais áreas são: abdome, flancos ( cintura), costas,  culotes, região interna das coxas e queixo (“papadas”).

QUAL A DIFERENÇA ENTRE LIPOASPIRAÇÃO E LIPOESCULTURA?

Na lipoaspiração a gordura retirada é desprezada, já na lipoescultura o excesso de gordura pode ser injetado em outras áreas (principalmente no bumbum) para melhorar o contorno corporal.

QUANTO PODE SER ASPIRADO DE GORDURA?

O volume máximo a ser aspirado de acordo com normas estabelecidas pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica é de até 5 a  7% do peso corporal do paciente.

PODEMOS VOLTAR A ACUMULAR GORDURA? SIM

O princípio da lipoaspiração é a remoção de células gordurosas e essas células não se regeneram. No entanto, como não é possível remover todas as células gordurosas, se houver um aumento significativo no peso, as células que ficaram no organismo podem voltar a acumular gordura. Normalmente as células adiposas dos locais que foram aspiradas podem aumentar de volume compensatoriamente ( “engorda” em outro lugar).

Contatos:

Rua Vergueiro, 3558 – 3º andar – cj. 304 – Vila Mariana

Whatsapp: (011) 94052-7154‬