• Cirurgia do Nariz (Rinoplastia)

Em algumas pessoas o formato e tamanho do nariz não são proporcionais aos outros elementos da face Pode ocorrer por deformidades congênitas ou adquiridas devido a trauma ou acidentes envolvendo o nariz. Além da ausência de harmonia , estas alterações podem causar complicações respiratórias e problemas relacionados a auto estima. Na tentativa de reduzir esses inconvenientes e harmonizar o rosto é indicado a remodelação dos contornos nasais através da rinoplastia.

Com a técnica apropriada para cada caso, é possível que o cirurgião plástico corrija o tamanho, o comprimento e a largura do nariz, com o objetivo de obter um resultado natural e compatível com a estrutura facial do paciente. Respeitando os limites do corpo, o cirurgião leva em consideração os desejos e expectativas de cada paciente.
O procedimento ocorre sob anestesia local com sedação ou anestesia geral. Em alguns casos de correções secundárias ou operações da ponta nasal , a anestesia local pode ser utilizada . A cirurgia pode ser realizada pela técnica fechada ou aberta . A diferença é que na técnica aberta ( indicada para problemas na ponta nasal , casos secundários , nariz negróide, traumas e casos difíceis) existe um pequena cicatriz em região columelar ( área de pele que divide as duas narinas) . O procedimento cirúrgico dura em média 3h e a alta hospitalar no mesmo dia.

Cuidados pós-operatórios

O uso de uma pequena placa termo moldável ( Aquaplast) é indicado durante 10 a 14 dias, com a finalidade de estabilizar as estruturas nasais quando existem osteotomias( fraturas). Nos primeiros cinco dias, é recomendado dormir com o rosto voltado para cima. A cabeça deve ficar elevada, apoiada no travesseiro durante este período. Desta forma, você estará contribuindo para diminuir a intensidade do edema ( inchaço) e equimoses ( pequenos pontos de hemorragia na pele) no pós-operatório..
A evolução dos resultados acontece da seguinte forma: logo após a troca do curativo , por volta do 7º dia, ainda existe um inchaço, porém já podem ser notados a correção de alguns defeitos estéticos, o edema diminui com o passar do tempo. Os resultados finais podem ser observados a partir do sexto mês. Nos pacientes que possuem a pele espessa ( afrodescendentes ou mestiços) este edema é mais prolongado e os resultados podem levar um tempo maior ( superior a 1ano) para observar os resultados definitivos.
Sempre ter em mente que a média de satisfação com a rinoplastia ( de acordo com estudos em todo o mundo) está em torno de 75% ( ou seja de cada 100 pacientes 75 ficam totalmente satisfeitos) e que cerca de até 15 a 20% dos casos necessitam de um no procedimento. Este procedimento varia desde um pequeno procedimento no consultório até uma nova cirurgia . Caso exista esta possibilidade de novo procedimento este deve ocorrer após 6 meses( tempo mínimo seguro para a cicatrização dos tecidos)

Para maiores informações ou dúvidas fale com o Dr Rogério Ramos.

FAQ

POSSO ESCOLHER O FORMATO DO NARIZ?

Não. Sua opinião será levada em consideração na escolha da técnica a ser utilizada mas não recomendamos ir ao consultório levando uma foto de algum artista ou familiar para ser “copiado” pelo cirurgião. É preciso um equilíbrio entre o nariz e o restante do rosto, isso vai ser observado pelo cirurgião, cada caso é analisado minuciosamente e de forma personalizada , a fim de que se possa dar ao nariz a melhor forma possível, dentro das exigências da face. Cirurgião e paciente deverão estar de acordo com o resultado possível de se obter.

É POSSÍVEL FAZER A CIRURGIA DO SEPTO E A PLÁSTICA ESTÉTICA NO NARIZ JUNTAS?

Sim. Caso você tenha uma deformidade nasal e desvio septal e apresente dificuldade para respirar isso tudo pode ser feito em uma cirurgia só. A rinoplastia visa sempre a parte estética e funcional do seu nariz.

COMO FICA O PÓS OPERATÓRIO?

Nos primeiros 7 dias a respiração fica dificultada pela presença de sangue e secreções, por isso o cirurgião recomenda limpeza rigorosa com soro e o uso de descongestionante. É indicada que a alimentação seja mais pastosa e fria ( alimentos quentes aumentam o edema . Além da sensibilidade estar alterada e possibilidade de queimar labios, etc) evitando alimentos que exigem mastigação mais forte e pode gerar desconforto.

QUAIS SÃO AS TÉCNICAS UTILIZADAS?

A rinoplastia pode ser realizada pela técnica aberta ou fechada, dependendo de cada necessidade. No primeiro caso, são feitas incisões na estrutura que separa as narinas. Em alguns casos existe a necessidade do tratamento nas asas nasais ( parte lateral na ponta nasal) e neste caso existirão cicatrizes . Já na técnica fechada, a cirurgia é feita completamente por dentro do nariz, sem cicatrizes aparentes

EM QUANTO TEMPO DÁ PARA VER O RESULTADO?

O resultado definitivo são visíveis a partir de 6 meses e em até 1 ano. No entanto , após os primeiros 30 a 45dias já pode ser visualizada a correção de algumas alterações

Contatos:

Rua Vergueiro, 3558 – 3º andar – cj. 304 – Vila Mariana

Whatsapp: (011) 94052-7154‬